- Site Porão Botas

Ir para o conteúdo

Menu principal

Históras
 

Rua Guaicurus,116/118-Água Branca-SP Cep 05033-000 Fone: (11) 3872 - 6118
porao@porao.com.br
click no e-mail e tire suas duvidas





 
 


HISTÓRIA DO JEANS

A história começa por volta de 1850, quando o jovem Levi Strauss de 24 anos, imigrante judeu da Bavária vai para os Estados Unidos Vender um produto para os mineradores.

Sua intenção era de levar lona para fazer tendas e toldos para carroças, só que os mineradores queriam roupas para o trabalho pesado.Inspirado por essa sugestão, Levi Strauss leva um mineiro a um alfaiate e com seu estoque não vendido de um tecido de cor escura, produz para seu freguês uma nova calça. A partir de então, estava nascendo o jeans.

ORIGEM DA PALAVRA JEANS

A raiz da palavra Jeans foi notada pela primeira vez em 1567 como Genoese ou Genes, um termo usado na descrição das calças dos marinheiros da cidade de Gênova/Itália. Os rebites de reforço foram patenteados em 1873 por Levi Strauss e Jacob Davis.

Tachinhas de cobre foram utilizadas para dar uma maior resistência aos bolsos que não estavam resistindo ao peso colocados neles. Os pontos críticos das calças foram reforçados, tornando-as mais duráveis.
Modelagens das calças podem ser: Tradicional: cintura no lugar e pernas de corte afunilado. Já foi chamada de five pochets (cinco bolsos), três na frente e dois atrás, uma referência à pioneira 501 americana da Levi's.


Por seu corte acompanhar as linhas do corpo, costuma vestir bem a maioria das pessoas. Antifit: modelagem da 501, o primeiro modelo da Levi's.Tem botões ou zíper, adaptada a silhueta do consumidor brasileiro, com cintura baixa, quadril desestruturado e corte reto nas pernas.

Como o nome diz, não é um jeans de caimento perfeito; fica com pequenas sobras no quadril e cavalo.Tem pontos a favor o conforto e o estilo.
Cut Boot (Corte para botas): uma variação do antifit, tem a perna um pouco mais larga do joelho para baixo, para facilitar o uso de botas para dentro da calça.

Semibaggy : por ter cintura no lugar, quadril largo e corte da perna ligeiramente afunilado, é o modelo mais adequado ao tipo físico da brasileira, de cintura fina e quadril largo.
Tigh Fit ou Slim Fit (caimento justo, apertado): com cintura baixa, tipo Saint-Tropez, marca bem os quadris e tem as pernas justas, com corte afunilado ou reto.

Cigarrete : modelagem ajustada ao contorno do corpo, pernas justas e cintura baixa.
Algumas versões usam a mistura de jeans com lycra.O resultado é uma calça ainda mais agarrada. Oversized (tamanho exagerado) : é o jeans bem folgado.
Suas formas amplas não favorecem as mais baixas (achatam a silhueta) nem as gordinhas (parecem ainda mais gordas).
Base extra dimensionada de cintura larga, quadril desestruturado e pernas amplas.

O JEANS E AS GERAÇÕES

O jeans teve uma reputação rebelde, pois era utilizado por cawboys do asfalto com suas Harley-Davidsons,que aterrorizavam a Califórnia. Elvis Presley em 1957 já usava seu jeans, e desde então rock e jeans são inseparáveis. Novas modelos como Marilyn Monroe e Jayne Mansfield também usavam jeans apertado para mostrar como uma trabalhadora tradicional poderia ser sexy.

Há o aparecimento do movimento hippie e eles adoravam o jeans pois não era caro e era funcional. Jaquetas e calças jeans viraram febre para uma juventude independente que se reunia e celebrava seu estilo de vida em festivais de rock como Woodstock e Monterey . Desde sua invenção, o jeans já vestiu trabalhadores, cowboys e jovens rebeldes.

Hoje é um uniforme e uma peça indispensavél no vestuário das pessoas do século XXI.



 
 
 
 

Acesse aqui
Navegue em outras paginas do nosso site Botas
Masc.Fem. Altas, Baixas,Roupas,Chapeus,exoticas,
Botas para neve,botas forradas etc..

 
.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal